Igreja Batista da Concordia
ISRAEL
PARASHÁ TSAV (ORDENA)

PARASHÁ TSAV (ORDENA)

15 de março de 2014 (5774)

VAYIKRA (Levítico) Lv 6: 8 a 8: 36

 

Resumo da Parashá

 

Nesta parashá é dada a continuidade do relato sobre as diferentes leis dos sacrifícios e como executá-los, distinguindo-se entre as ofertas pelo pecado, holocaustos, e ofertas de pazes, com suas respectivas peculiaridades. 

Algumas ordens explícitas foram dadas, tais como manter o fogo do altar continuamente aceso, trocar as vestes quando fossem movimentar as cinzas etc.

Além disto, foram descritas também os direitos que os sacerdotes tinham sobre as ofertas e holocaustos, ou seja, o que podiam aproveitar para si e seus familiares nos seus turnos de trabalho.

Foi feita a proibição às famílias de comerem sangue de qualquer natureza e de certos tipos de gordura animal.

A cerimônia de unção de Arão como sumo sacerdote e de seus filhos é descrita em detalhes.

 

 

Versículos de Destaque

 

Jr 7: 21 a 23 -- Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei a carne. Pois não falei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.

Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem”.

 

 

Aplicação da Parashá e Haftará Jr 7: 21 a 8: 3; 9: 22, 23

e textos do Novo testamento

 

 

Baseado no texto acima, de Jeremias 7, parece um contrassenso, à primeira vista, que não era da vontade de Deus instituir todo aquele trabalho, do tabernáculo e o dos sacerdotes. Porém, se lermos os versículos anteriores do mesmo capítulo sete, veremos que ele está falando de outros sacrifícios que o povo fazia simultaneamente a outros deuses, como no caso à “rainha do céu”, talvez se relacionando com Astarote, uma deusa dos fenícios/sidônios.

Lembramos que o ato de oferendas e sacrifícios a deuses, já era comum naquele tempo (vide o caso de Abel e Caim).

A partir daí, Deus fala que, em princípio, Ele queria apenas que o povo andasse em fé e nos caminhos que Ele ordenaria, sendo que até então, somente o decálogo lhes havia sido outorgado.

O Senhor então, a partir do momento que vê que os israelitas não entenderam que Ele queria para Seu povo uma caminhada diferente, institui todo aquele ritual repassado a Moisés. Sendo Ele conhecedor do futuro, esquematiza tudo prefigurando o que aconteceria mais tarde com o Seu próprio Filho sendo entregue para remir toda a humanidade.

 

 

 

E o futuro de Israel, após serem todos crentes em Yeshua e cheios do Espírito Santo, será maravilhoso. Leia Joel 2: 28 a 32.

 

Um profundo e sincero SHALOM a todos!!!        

 

Autor: Sílvio Simões Maia



64 Comentários

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